sábado, 27 de março de 2010

DAQUI A POUCO - 10h

Hoje, 27 de março, às 10h, no Café Literário do Salão do Livro, em Palmas, o poeta tocantinense Pedro Tierra lança o livro POEMAS DO POVO DA NOITE.

SOBRE O LIVRO

Reeditado por ocasião dos 30 anos da Lei de Anistia – 28 de agosto de 1979 – o livro Poemas do Povo da Noite, de Pedro Tierra, foi saudado à época por Alceu Amoroso Lima
“Assim como Garcia Lorca ficou gravado na história literária de Espanha, como o poeta da resistência espanhola ao terrorismo franquista, esse jovem brasileiro de nome espanhol ficará provavelmente como a maior expressão poética da resistência ao terror ditatorial dos nossos últimos quinze anos”.
Os Poemas do Povo da Noite foram escritos nos cárceres brasileiros entre 1972 e 1977, por onde passou Pedro Tierra. No prefácio à primeira edição, publicada na Espanha, Pedro Casaldáliga, bispo emérito de S. Félix do Araguaia, adverte:
”Ninguém pode ler estas páginas como quem desfolha um poema habitualmente flor. Este livro não é um livro de flores habituais. (...) ‘Aqui um ato de amor é sempre um desafio’. Uma palavra de liberdade é sempre um desafio. Um gesto de comunhão. Ter simplesmente este livro nas mãos é já um desafio...”.
A obra registra em versos contundentes o quotidiano de terror das prisões políticas brasileiras – as torturas, os assassinatos, os desparecimentos de militantes ainda impunes – durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985. Alguns desses poemas foram lidos nos atos públicos em favor da Anistia que viria em 28 de agosto de 1979 depois de uma campanha que mobilizou setores importantes da sociedade brasileira.
A nova edição organiza, além dos poemas escritos na prisão, alguns comentários e prefácios à edição brasileira e às traduções para outras línguas: Espanhol, Italiano, Alemão e Francês.


(Com informações DICOM-UFT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário